sexta-feira, 12 de março de 2010

Estranhamento da realidade


Encaramos o mundo como tudo natural, como se as coisas e o mundo sempre fossem assim. É preciso "treinar o olhar" e construir um olhar sociológico para a realidade e esse se faz com base no estranhamento do cotidiano.
O olhar sobre as coisas no mundo não é neutro e sim cheio de "prenoções". É preciso quebrar a tal forma de olhar a realidade.
sobre como toda nossa visão da realidade está marcada por julgamentos, prenoções, sentimentos, preconceitos, que são influenciados pelas mediações das mídias, das escolas, das famílias, das religiões, dos partidos políticos, etc.
Para desenvolvermos a capacidade de pensar de forma crítica e autônoma precisamos nos afastar de muitas dessas mediações, temporariamente, colocá-las "entre parenteses", para observarmos a realidade e podermos analisá-la, comparar com o que pensávamos antes e chegarmos a novas conclusões. Dessa maneira formamos novos valores ou mantemos os que consideramos que são importantes para nossas vidas. Vamos assim consolidando um conjunto de valores que vão formar a nossa ética, que é a base para nossas tomadas de decisões.

5 comentários:

  1. o olhar de estranhamento diante da realidade
    a) é un ohar que compreende a realidade atravez de juiozos?

    ResponderExcluir
  2. Fábio, bom dia
    Seria importante você citar a fonte de onde tirou o texto. Em qualquer ciência, inclusive na Sociologia, o autor e seu meio de comunicação dos textos devem ser citados.
    Att
    Edwiges

    ResponderExcluir
  3. nota 10 valw ajudo muito nus meus estudos de sociologia do 1 ano do esino medio vlw cara

    ResponderExcluir
  4. então não podemos ter preconceito nada para termos um olhar de estranhamento se for isso oque eu pensei e analisei então sei como aprender o olhar de estranhamento obrigado por me ajudar no 1º Ano do ensino medio obrigado

    ResponderExcluir
  5. Deveria ser um tempo um pouco maiorzinho rs

    ResponderExcluir